Com 66 anos no Brasil e 106 no mundo, o AFS é, hoje, a maior Organização Não Governamental de Intercâmbio do planeta, oferecendo programas em mais de 60 países e capacitando e auxiliando jovens estudantes e profissionais a desenvolverem conhecimento, habilidades e o entendimento da sociedade para o futuro. Porém, tudo começou há mais de um século, com motoristas voluntários de ambulâncias da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, que no pós-guerra emergiram com uma missão ousada: ajudar a evitar conflitos futuros por meio de intercâmbio e entendimento cultural. Mas você sabe como o lendário serviço voluntário de ambulância da Primeira Guerra Mundial se transformou em um programa de intercâmbio internacional, promovendo a compreensão intercultural para ajudar o mundo a aprender a viver unido? A missão e o espírito AFS nasceram em 1914 em meio à Primeira Guerra Mundial quando jovens idealistas se recusaram a participar de combates e entraram no campo de batalha como motoristas de ambulância para socorrer feridos, independentemente de sua nacionalidade ou cultura. Esse mesmo trabalho foi retomado na Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, um grupo de veteranos do AFS percebeu a necessidade de promover o entendimento e a irmandade internacional como forma de diminuir a intolerância entre os povos e perceberam que a melhor forma de fazer isso era por meio de experiências de imersão cultural. Assim, em 1947, surgia o AFS Intercultural Programs, hoje a maior organização de intercâmbio cultural do mundo.
AFS no Brasil O AFS começou sua história no Brasil em 1956 e, desde então, já enviou e recebeu cerca de 14.000 intercambistas, fez parcerias com cerca de 3.000 escolas e se tornou parte da vida de mais de 5.000 famílias hospedeiras. Hoje, o AFS Intercultura Brasil conta com quase 1.000 voluntários que formam uma rede de atuação em mais de 100 cidades do país, onde possibilitam a realização de nossos programas e desenvolvem as atividades que apoiam as experiências interculturais de todos os envolvidos.
O AFS apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU 13. Ação contra a mudança global do clima 4. Educação de qualidade 16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes Nesses anos todos, o objetivo principal do AFS é o compromisso de promover a competência intercultural e global em alunos, famílias, escolas e comunidades, pois acreditamos que o intercâmbio cultural nos une por meio de nossas diferenças para criar um mundo mais pacífico e justo. Esse é o #EfeitoAFS.