OBJETIVOS DE APRENDIZADO: Articular a diferença entre fato e opinião e identificar maneiras de esclarecer ou qualificar as declarações de opinião.
TEMPO: 40 minutos
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Conjuntos de Cartões Fato / Opinião: crie conjuntos de cartões fato / opinião escrevendo as seguintes declarações em cartões em branco, uma declaração por cartão. Adicione ou substitua as declarações da sua escolha.
- Os americanos são amigáveis.
- As garotas são mais espertas que os garotos.
- Algumas crianças são boas em esportes.
- Quito é uma cidade no Equador.
- O mundo é um lugar melhor agora do que há 100 anos atrás.
- Os usuários de cadeira de rodas sentem pena de si mesmos.
- O Nilo é o maior rio do mundo.
- As mulheres são melhores professoras que os homens.
- Pessoas com sotaque não são espertas.
- A maioria das pessoas na África vive em áreas urbanas.
- Os Estados Unidos é o país mais rico do mundo.
- Os argentinos adoram carne assada.
- Algumas pessoas ricas estão presas em sua riqueza.
- Há mais terras agrícolas nos Estados Unidos do que em qualquer outro país.
- Os sem-teto são preguiçosos.
- No Panamá, o sol nasce todos os dias.
- Os homens são geralmente mais altos que as mulheres.
- O meu é a melhor escola em todo o país.
- O judaísmo é uma religião
- A China é o país mais populoso do mundo.
- A maioria das pessoas em Honduras não é feliz.
DESCRIÇÃO PASSO A PASSO DA ATIVIDADE
INTRODUÇÃO
Entender a diferença entre fatos e opinião é fundamental para nossa capacidade de examinar nossas reações a eventos e pessoas. Estereótipos e preconceitos são frequentemente baseados em opiniões que são percebidas como fatos.
PROCEDIMENTO
Escreva três exemplos de fatos em um lado do quadro e três exemplos de opiniões do outro lado do quadro. Pergunte aos participantes quais declarações são factuais e o que eles pensam. Você pode pedir que eles usem um dicionário para encontrar definições, se necessário.
Exemplos de fatos:
- George tem olhos azuis.
- Este quarto tem quatro janelas.
- Existem seis letras na palavra no Panamá.
Exemplos de opiniões:
- Esta sala está muito quente.
- A aula de matemática é chata.
- Os melhores carros são feitos nos Estados Unidos.
- Divida os participantes em pequenos grupos de três ou quatro alunos cada. Forneça a cada grupo um conjunto de fichas de fatos / opiniões. Peça a uma pessoa de cada grupo para “distribuir” os cartões para os membros do grupo até que todos tenham sido distribuídos. Peça a cada pequeno grupo que divida sua área de trabalho em três áreas, uma chamada “Fatos”, outra “Opiniões” e a terceira “Precisa de mais informações”. Sugira que os alunos trabalhem juntos para colocar as declarações nas áreas apropriadas de acordo com as definições acordadas mais cedo.
- Sobre as declarações na categoria “Precisa de mais informações”: sugira aos alunos que trabalhem em conjunto para identificar as fontes de informação que provariam ou não as declarações.
DISCUSSÃO
Quando os grupos completarem seu trabalho, reúna todos em um plenário para analisar o processo. Use as seguintes perguntas para verificar a compreensão dos alunos sobre a diferença entre fato e opinião:
- Como você sabe se algo é um fato ou uma opinião? Por que é importante saber se algo é um fato ou uma opinião?
- O que torna difícil decidir se algo é um fato ou uma opinião?
- Nos seus grupos, todos concordaram sobre quais declarações foram feitas e quais foram as opiniões? Alguma das afirmações de opinião poderia ser considerada como fatos se tivéssemos mais informações ou se as declarações fossem mais específicas?
- Se você não tem certeza se algo é verdade, o que você pode fazer?
- Como isso pode ser aplicado no dia a dia da sala de aula e nas relações entre os alunos? Como isso pode se aplicar à vida na comunidade?
- O que devemos fazer para usar menos opiniões e mais fatos?
ENCERRAMENTO: o professor fará uma conclusão sobre a conversa, resgatando os pontos mais importantes ou importantes para consideração.