Este relatório visa prestar contas e celebrar as atividades realizadas de acordo com o Termo de Colaboração 11/2023 –  EDITAL FHA/ Nº 001/2022 firmado entre o AFS Intercultura Brasil e o Estado de Minas Gerais, desde que teve seu início até a presente data.

 

SOBRE A FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF

Situada no município de Ibirité no estado de Minas Gerais, a Fundação Helena Antipoff desenvolve diversos trabalhos que visam fomentar uma educação pública de qualidade e oportunizar à comunidade o acesso a esporte, cultura e lazer.

As atividades desenvolvidas pela Instituição, tem como inspiração o extenso trabalho desenvolvido pela grande mestra russa que aqui encontrou terreno fértil para aplicação de suas ideias e projetos tendo como foco não apenas o aluno, mas também o meio no qual ele está inserido. Inspirados ainda pelo modo visionário como Helena Antipoff enxergava as práticas pedagógicas, buscamos constantemente metodologias e recursos que visam fortalecer os processos de ensino aprendizagem.

Realizar atividades em conjunto com a Fundação Helena Antipoff e o Governo de Minas Gerais é de extrema importância para o AFS, pois contribui para o alcance de nossos objetivos de desenvolver cidadãos globais ativos, ampliar o acesso à educação intercultural e promover a internacionalização de escolas e instituições.

Parceria AFS e Fundação Helena Antipoff

A parceria entre o AFS e a Fundação Helena Antipoff iniciou em 2018. O AFS tem como objetivo promover a compreensão intercultural entre os povos, construindo um mundo mais pacífico. Assim nasceu a sinergia entre o AFS e a Fundação, ambos visando a formação de cidadãos globais.
449927078_479345428030048_6551092475984819352_n (1)

Etapas do Projeto

Ao longo do ano, a FHA seleciona 100 alunos, que participam de palestras e oficinas de formação em cidadania global realizadas pelo AFS, com temas baseados nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Após essas etapas, a instituição oferece a oportunidade dos interessados se inscreverem no processo seletivo para as bolsas de intercâmbio.
A seleção dos estudantes é feita junto com a equipe do AFS Brasil em etapas preparatórias — palestras, oficinas, dinâmicas e atividades — e eliminatórias, com base em critérios como participação em projetos relevantes e notas.

fha 1

Projeto Cidadão Global

A Fundação Helena Antipoff (FHA) realiza o Projeto Cidadão Global desde 2018, oferecendo a oportunidade de estudantes, a partir do 9º ano do ensino fundamental da instituição, construírem experiências que agregarão valor pessoal, social, cultural e profissional. O projeto tem como objetivo trabalhar a educação como ferramenta para eliminar fronteiras; levar o acesso à educação intercultural aos alunos de escola pública; promover palestras e oficinas de formação em competências globais; oferecer a mobilidade acadêmica internacional através de bolsas de estudo por até um ano em escola no exterior.

Ao longo do ano, a FHA seleciona 100 alunos, que participam de palestras e oficinas de formação em cidadania global com temas baseados nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Após essas etapas, a instituição oferece a oportunidade dos interessados se inscreverem no processo seletivo para as bolsas-intercâmbio.  A seleção dos estudantes é feita em etapas preparatórias — palestras, oficinas, dinâmicas e atividades — e eliminatórias, com base em critérios como participação em projetos relevantes e notas.

Relatório fotográfico

Este relatório fotográfico tem por objetivo apresentar informações relacionadas à execução de parceria e fotos como fonte de comprovação de eventos e serviços executados.