“Você depende de mais da metade do mundo antes de terminar o seu café da manhã.”
– Martin Luther King, Jr., Líder americano do movimento civil dos direitos dos afro-americanos e ganhador do prêmio Nobel da Paz (1967)
“Quando todo o mundo está em silêncio, basta apenas uma voz para torna-se poderosa.”
– Malala Yousafzai, ativista paquistanesa e a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz (2013)
“A tolerância, o diálogo intercultural e o respeito pela diversidade são mais essenciais do que nunca em um mundo no qual as pessoas estão se tornando cada vez mais interconectadas.”
– Kofi Annan, Diplomata de Gana e atual Secretário Geral das Nações Unidas (2004)
“Esses problemas não desaparecem simplesmente porque não ouvimos deles. Há muito mais acontecendo no mundo do que nos dizem sobre as histórias mais importantes que ouvimos. Todos nós precisamos ver em profundidade e descobrir por nós mesmos… Qual é o problema? Onde está? Como podemos ajudar a resolvê-lo?”
– Angelina Jolie, atriz americana, cineasta e ativista humanitária (2003)
Conselhos para uma Aula Global
Traga uma citação ou frase que tenha significado para os seus alunos dita por um ativista, um reformador ou outra figura de destaque da sua comunidade.
- Distribua a folha de citações ou frases entre os alunos. (Veja a lição em anexo: Agir em um Mundo Interconectado: citações) Peça-lhes que escrevam livremente por 1-2 minutos sobre a citação ou frase que mais lhes interessa. Peça aos alunos que compartilhem suas respostas e perguntem como as citações se relacionam com cada um deles.
Dicas de como fazer:
Visite o site (em inglês): http://thevolunteers.afs.org/teacher-toolkit, clique em “Resources” (materiais) e depois em “Global Citizenship” (cidadania global).
Peça aos alunos palavras ou frases que correspondam à frase “cidadania global”. Colete suas respostas usando o quadro ou uma ferramenta da Web, como wordle.net ou Padlet.com. Discuta suas respostas usando o seguinte:
- Quais ideias, crenças ou sentimentos você associa à “cidadão global”?
- O que significa ser um cidadão global?
- Como as citações acima se referem à cidadania global? Os indivíduos anteriores são cidadãos do mundo?
- O que motiva as pessoas a se tornarem cidadãos globais?
- Como as ações locais afetam a comunidade global?
- Como o aprendizado de questões globais pode levar a um maior entendimento e ação?
Com base nessa discussão, ajude os alunos a desenvolverem uma definição comum ou no conceito de “cidadania global” em suas próprias palavras. As definições geralmente incluem esses componentes:
- Ter consciência dos problemas locais, regionais e globais e uma compreensão de como eles se interconectam;
- Entender como as nossas escolhas de vida e ações locais estão ligadas e afetam pessoas em outras partes do mundo;
- Desenvolver e usar as habilidades de colaboração e comunicação com pessoas de culturas diferentes da sua;
- Possuir um senso de responsabilidade compartilhada ao lidar com os desafios locais e globais.
Tarefa opcional
Designe alunos para assistirem ao vídeo criado pela UNESCO: https://youtu.be/jL5jgkvIANU (com legendas em português), no qual os delegados juvenis internacionais são convidados a responder às perguntas: O que é um cidadão do mundo? Por que todo mundo deveria ser um cidadão global? Como cidadão global, o que você deve fazer? Os alunos podem fazer uma gravação de áudio ou um vídeo-blog de suas próprias respostas às três perguntas.