As escolas que abrem suas portas para experiências interculturais fortalecem a Educação para a Cidadania Global, oferecendo aos seus alunos um ambiente que proporciona o contato com outras culturas e estimula que eles desenvolvam competências e habilidades para lidar com a diversidade cultural.
Acreditamos que a promoção da Aprendizagem Intercultural é uma ferramenta poderosa para reunir comunidades diversas e lidar com conflitos e desafios.
Por isso, buscamos sempre oferecer informações e orientações para os educadores e alunos das nossas escolas parceiras, através das seguintes iniciativas:
– Orientação à comunidade local à comunidade escolar (alunos, professores, servidores) antes da chegada do intercambista.
– Envio de circulares informativas ao longo da experiência de recebimento dos intercambistas.
Enumeramos abaixo algumas contrapartidas que oferecemos às escolas parceiras:
- Divulgação com antecedência sobre oportunidades de bolsas e programas de intercâmbio;
- Programas de intercâmbio para educadores e grupos escolares;
- Receber intercambistas dos programas do AFS;
- Apoio dos voluntários locais (que realizam contatos, orientação e visitas regulares) e suporte do Escritório Nacional;
- Informativos e materiais sobre Aprendizagem Intercultural;
- Visibilidade para as parcerias em nosso site institucional;
- Oportunidade de voluntariar no AFS;
- Participação do AFS em feiras e outros eventos da escola.
- Workshops e eventos (sob consulta) sobre temas de interculturalidade para professores, servidores e alunos.
Exemplos de eventos de aprendizagem intercultural realizados pelo AFS Intercultura Brasil:
- Em 2016, o SILC (Sábado de Imersão em Línguas e Culturas), um evento do Comitê Uruaçu-GO em parceria com o IFG, foi premiado pela Rede internacional do AFS no AFS EDUCATIONS EVENTS AWARDS na categoria MOST INNOVATIVE – mais inovador!
- O Efeito+ Oficina em Educação para Cidadania Global reuniu cerca de 50 jovens do ensino médio da região metropolitana do Rio de Janeiro em outubro de 2016 para discutir o que significa cidadania global e como gerar mudanças sustentáveis no mundo.
- “O Mundo na Escola“, evento do Comitê Goiânia em colaboração com escolas parceiras, com objetivo de compartilhar (em inglês) com os estudantes brasileiros as curiosidades, comidas típicas, língua nativa, um pouco da história do país de origem, pontos turísticos, enfim, tudo o que for possível sobre a cultura de cada intercambista, acrescentando aos adolescentes um conhecimento de mundo de modo que compreendam diferentes culturas, despertando ainda a necessidade do domínio de uma língua estrangeira, sobretudo, a língua inglesa.