OBJETIVOS:

  • Aumentar a compreensão do conceito de identidade e expandir a autoconsciência;
  • Desenvolver habilidades de comunicação;
  • Promover solidariedade e respeito;

TEMPO NECESSÁRIO: 45 minutos

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

  • Pilotos ou marcadores de cores.
  • Uma folha de papel por pessoa e cartolina ou flipchart.

DESCRIÇÃO PASSO A PASSO DA ATIVIDADE

  • Para aquecer, peça aos alunos que se agrupem para formar grupos de discussão. Peça-lhes que finjam que são estranhos e se apresentem um ao outro.
  • Agora, peça aos alunos que reflitam o que é interessante ou importante saber sobre outra pessoa quando se encontra pela primeira vez e faça um Brainstorming sobre as categorias gerais de informação. Por exemplo, nome, idade, sexo, nacionalidade, papel da família, religião, idade, sexo, origem étnica, trabalho / estudo, gosto musical, hobbies, esportes, gostos e desgostos em geral e muito mais.
  • Agora explique que os alunos descobrirão o quanto cada um deles tem em comum com os outros do grupo. Distribua o papel e as canetas e explique que o primeiro passo é para cada um deles desenhe uma representação da sua identidade. Eles devem pensar em si mesmos como estrelas; aspectos de sua identidade irradiam para sua sociedade. Peça às pessoas que considerem os oito ou dez aspectos mais importantes de sua identidade e desenhem sua estrela pessoal. (veja o Apêndice)
  • Diga às pessoas para comparar suas estrelas com as pessoas em seus grupos. Quando encontram alguém com quem compartilha algo da estrela, devem escrever o nome dessa pessoa próximo a essa característica. (Por exemplo, se Maria e Pedro tiverem um recurso na estrela “rapper”, eles devem escrever os nomes dos demais nessa seção). Aguarde 15 minutos para isso.
  • Agora volte ao plenário e peça aos alunos que falem sobre como eram cada uma das pessoas.
  • Você poderia perguntar:

Quais aspectos da identidade tem as pessoas em comum e quais são únicas?
Quão semelhantes e diferentes são as pessoas no grupo? As pessoas têm mais em comum entre si do que diferenças?

  • Finalmente, faça um brainstorming sobre os aspectos de identidade que as pessoas escolhem e aquelas com as quais elas nascem. Escreva isso em duas colunas no flip chart.

Reflexão:

Agora, vamos refletir em plenária o que as pessoas descobriram sobre si mesmas e sobre os outros e as implicações para a vida em sala de aula:

  • O que as pessoas aprenderam sobre si mesmas? Foi difícil decidir quais foram os dez aspectos mais significativos da sua identidade?
  • As pessoas ficaram surpresas com os resultados da comparação das estrelas? Tinham aspectos mais ou menos em comum do que se esperava?
  • Como se sentem as pessoas sobre a diversidade no grupo? Sentirão que fazia com que o grupo fosse mais interessante ou mais difícil de trabalhar?
  • Houve algum aspecto da identidade de outras pessoas que os participantes se sentiram fortemente inclinados a reagir e dizer: “Eu não sou”? Por exemplo, eu não sou fã de futebol, não sou fã de música tecno, não sou amante de cães, não sou gay ou não sou cristão.
  • Como se desenvolve a identidade? Quais aspectos são construções sociais e quais são inerentes e fixos? Em relação às questões de gênero em particular, quais aspectos são construções sociais e quais são inerentes e fixos?
  • Os participantes escreveram “mulher” ou “homem”? O que as pessoas associam com as palavras “mulher” e “homem”? As associações são as mesmas para ambos os sexos e para todos os homens e mulheres?
  • Quanto se julga as pessoas por sua identidade individual e quanto pelo grupo a que pertencem?
  • Até que ponto as pessoas são livres para escolher sua própria identidade? Quais são as implicações para eles e sua sociedade, especialmente para os direitos humanos de igualdade e respeito?

RECOMENDAÇÕES / DICAS

O nome desta atividade não está ruim! Destina-se a confundir os participantes. No aquecimento, você pode dar aos participantes uma dica para pensar sobre as linhas certas. Você pode se dar como exemplo ou usar uma pessoa imaginária como no exemplo.

Alguns dos pontos seguintes podem surgir no brainstorming final (na etapa 6):

  • Aspectos de identidade que eu posso escolher: nome, amigo, emprego, filiação a um partido político, música favorita, estilo de roupa, o time de futebol que você apoia, o lugar onde você mora,
  • Aspectos de identidade com os quais nasci: sexo, idade, altura, cor dos olhos,
  • Haverá alguns aspectos da identidade que podem causar controvérsia, por exemplo, nacionalidade, gênero e sexualidade, religião, ser membro de uma minoria. As discussões sobre como a identidade se desenvolve e quais aspectos da identidade são construções sociais e quais são inerentes e fixas também serão controversas, especialmente aquelas relacionadas à religião e gênero. Vale a pena pedir aos participantes que considerem seu próprio processo de crescimento e como certos aspectos de sua identidade mudaram ao longo dos anos, talvez até mesmo aqueles aspectos de sua identidade que eles consideram fixos.

Você pode tirar algumas conclusões das discussões, por exemplo, que somos todos seres humanos, que temos direitos que não podem ser dados ou tirados, independentemente de raça, cor, propriedade, nascimento ou outro estado civil.
Observação: esta atividade poderá ser utilizada no início do ano, com um novo grupo, mas também no contexto de uma troca de aulas ou de um encontro intercultural organizado, onde esta atividade poderia ser utilizada para se conhecerem.